0

África do Sul

Posted by Alessandra on terça-feira, junho 22, 2010 in

República da África do Sul

A África do Sul (oficialmente, República da África do Sul) é o país mais meridional do continente africano.

O país limita-se ao norte com a Namíbia, Botsuana e Zimbabwe, e ao leste com Moçambique e Suazilândia, e o Reino do Lesoto é um enclave independente cercado pelo território sul-africano.

A África do Sul é famosa por sua diversidade cultural, linguística e religiosa, com 11 línguas oficiais reconhecidas na constituição. O inglês é o idioma mais falado na vida pública oficial e comercial, embora seja apenas a quinta língua doméstica mais falada.

O país é etnicamente diversificado, com as maiores comunidades caucasianas, indianas e mestiças da África. Embora 79,6% da população seja negra, esta categoria não é nem linguisticamente, nem culturalmente homogênea, pois seus integrantes falam línguas bantu diferentes, das quais nove são oficialmente reconhecidas.

Em 2007, a população da África do Sul era estimada em 47,9 milhões de habitantes.

O sistema de segregação racial (apartheid) começou a ser desmontado em 1990, de modo que a primeira eleição democrática da África do Sul, em 1994, levou ao poder Nelson Mandela e o partido do Congresso Nacional Africano.


A África do Sul encontra-se dividida em nove províncias desde 1994. Conheça cada uma delas e suas capitais.

Cabo Oriental - Bisho
Cabo Setentrional - Kimberley
Estado Livre - Bloemfontein
Gauteng - Johannesburgo
Kwazulu-Natal - Pietermaritzburg
Limpopo- Polokwane
Mpumalanga - Nelspruit
Noroeste - Mafikeng

A população da África do Sul é de 43.647.658 habitantes e a densidade populacional de 36,05 hab./km².

A taxa de natalidade é de 18,87% e a taxa de mortalidade é de 18,42%. A esperança média de vida é de 46,56 anos.

O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,684 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Gênero (IDG) é de 0,678.

Estima-se que em 2025 a população diminua para 35.109.000 habitantes, como conseqüência da expansão da epidemia de Aids.

DIVULGAÇÃOA África do Sul tem uma economia de mercado que se baseia nos serviços, na indústria, na exploração mineradora e na agricultura. É a nação mais rica e industrializada do continente africano.

As principais riquezas do país encontram-se sobretudo nos recursos minerais, como o carvão, o cobre, o manganês, o ouro, a cromita, o urânio, o ferro e os diamantes. No entanto, a exploração de minérios é liderada pela extracção do ouro.

Em nível agrícola, a terra cultivada representa 1/10 da área total do país, que assim se constitui em grande exportador de produtos alimentares.

Os principais parceiros comerciais da África do Sul são os Estados Unidos da América, a Itália, o Japão, a Alemanha, a Holanda, o Brasil e o Reino Unido.

REUTERS/Siphiwe Sibeko/Divulgação
Atual Presidente da África do Sul, Jacob Zuma
O governo sul-africano funciona segundo um sistema parlamentar. No entanto, o presidente da África do Sul é, ao mesmo tempo, chefe de estado e de governo.

O presidente é eleito em uma sessão conjunta do parlamento bicameral, que consiste de uma Assembléia Nacional (National Assembly), ou câmara baixa, e um Conselho Nacional de Províncias (National Council of Provinces, NCoP), ou câmara alta.

A Assembléia Nacional tem 400 membros, eleitos em representação proporcional. O Conselho Nacional de Províncias, que substituiu o senado em 1997, é composto por 90 membros representando cada uma das nove províncias da África do Sul, além das grandes cidades.

Cada província da África do Sul tem uma Legislatura Provincial unicameral e um Conselho Executivo liderado por um "primeiro-ministro".

|

Copyright © 2009 Tudo é Belo Mesmo Sem Cor All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates